segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cultura e teorias sobre o Desenvolvimento Regional são temas de mesas-redondas no terceiro dia de atividades do Sedres



 O terceiro dia do 3º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES) começou com mesa-redonda discutindo Natureza, Cultura e Desenvolvimento Regional. 


Com o auditório do bloco J da FURB cheio, a primeira fala foi da professora Zulene Muniz Barbosa, da Universidade Estadual do Maranhão. Barbosa refletiu sobre questões relacionadas ao capitalismo e neoliberalismo, desenvolvimento sustentável e apresentou casos do Maranhão. Na sequência foi a vez do professor Alex Pizzio, da Universidade Federal do Tocantins, que falou sobre os desdobramentos relacionados à identidade cultural como atrativo turístico e indutor de desenvolvimento. Christian Luiz da Silva, da Universidade Federal do Paraná, fez a terceira fala da mesa. Silva relatou detalhes teóricos e práticos relacionados a um projeto sobre desenvolvimento sustentável capitaneado pela universidade que envolve o Brasil, Cuba e a Espanha. A mediação da mesa ficou a cargo do professor do PPGDR/Furb Carlos Alberto Cioce Sampaio.




A segunda mesa-redonda, mediada pelo professor Ivo Theis (PPGDR/Furb) teve como tema A Questão Regional: método(s), teoria(s), política(s).  Virgínia Etges, professora do PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul, começou a mesa fazendo reflexões sobre os conceitos de região, cidade e município e suas implicações práticas. Na sequência, o professor Carlos Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordou a problemática dos poderes, sociedade, divisão de classes e disputas. Em seguida, Cidoval Morais de Souza, do PPGDR da Universidade Estadual da Paraíba, começou citando Zé Limeira, poeta paraibano. Durante sua fala, Souza fez provocações e reflexões sobre a prática acadêmica ligada ao Desenvolvimento Regional.



Durante a tarde aconteceu nova rodada de comunicações de diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento regional nas salas dos blocos R e S.

Saiba mais sobre o 3º Sedres em www.furb.br/3sedres e facebook.com/sedresoficial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário