segunda-feira, 21 de março de 2016

Analista de Sistemas de Geoprocessamento cria mapas históricos de Blumenau

Cassio Rogerio Eskelsen - Analista de Sistemas de Geoprocessamento - cria mapas históricos de Blumenau mostrando a evolução da ocupação humana em Blumenau, efeitos da enchente de 1911, dentre outros.

" O georreferenciamento de imagens é feito criando "marcos" na imagem. Esses marcos normalmente são quinas de prédio, esquinas de rua, curvas de rio, etc. Depois um software "calcula" como deveria ser a localização dos demais pontos do mapa. Por isso a imagem dos mapas pode aparecer um pouco distorcida já que a imagem é literalmente "repuxada". Claro que esse processo nunca é 100% já que antigamente haviam poucos recursos para fazer um mapeamento correto, muito menos uma imagem aérea. Com isso um mapa antigo dificilmente ficará perfeitamente alinhado com um mapa novo. Por exemplo, no mapa de lotes de 1928 eu marquei 116 pontos e mesmo assim existem alguns problemas enquanto que na aeroimagem de 1984 com apenas 6 marcos já ficou quase perfeito" - comenta Cassio.

O Analista ainda ressalta que o mapa da enchente foi feito por Adolf Odebrecht, filho de Emil Odebrecht, criador do embrião do que é hoje a Construtora Odebrecht (sim, eles são aqui da região). Eu consegui esse mapa através do Blog do Pancho anos atrás. Segundo ele é um recorte de jornal de alguma data entre 1910 e 1920 por isso posicionei a data dele como sendo 1915.

Para conhecer, acesse: Mapas Históricos Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário