quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Epagri promove capacitação sobre Indicação Geográfica em Itajaí

Técnicos da Epagri e de instituições parceiras das regiões de Itajaí, Blumenau e Joinville participaram, no dia 11 de novembro, de uma capacitação sobre Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial. O evento, realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí com apoio do Programa SC Rural, faz parte de um projeto que visa desenvolver ações com o Kochkäse, tradicional queijo da cultura germânica produzido na região do Vale Europeu.
O objetivo do projeto é criar condições para que o queijo tenha produção e comercialização regulamentadas e garantidas. Esse trabalho, desenvolvido em parceria entre a Epagri, a Universidade Regional de Blumenau (Furb), o Ministério da Agricultura e outras entidades, poderá desencadear o processo de registro do produto como uma Indicação Geográfica.
Na capacitação, a professora da URI de Frederico Westphalen (RS) Liliana Locatelli falou sobre os aspectos legais da Indicação Geográfica. Marcos Borba, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), tratou sobre “Valorização do território e desenvolvimento sustentável”. E a Indicação Geográfica como estratégia de valorização de produtos com identidade territorial foi tema da palestra de José Carlos Ramos e Ricardo Martins Bernardes, da Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina.
“O evento proporcionou conhecimento aos participantes para estimular o protagonismo na condução do projeto de desenvolvimento territorial com vistas à Indicação Geográfica”, destaca Léo Teobaldo Kroth, analista de pesquisa e extensão da Epagri. Essa foi a primeira etapa do processo de capacitação, que deve continuar no próximo ano.
Fonte:http://www.epagri.sc.gov.br/?p=13211

Nenhum comentário:

Postar um comentário