terça-feira, 14 de outubro de 2014

Notícias do grupo de pesquisa GPEAD

É com muita alegria que apresentamos o Projeto “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver”, resultado de um projeto firmado entre o Ministério da Educação - MEC, por meio da Secretaria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/PPGDR/FURB).



Este projeto viabilizou a produção de materiais paradidáticos para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e professores, constituindo-se das obras As Aventuras de Yara: conhecendo, respeitando e convivendo com a diversidade religiosa e os direitos humanos, volume 01 e 02 (estudantes), e Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver (educador) que apresentam conhecimentos fundamentais para a compreensão crítica da diversidade religiosa e sua relação com a promoção dos direitos humanos no contexto social, político, educacional e religioso.


A produção das obras é resultado da parceria entre o Grupo de Pesquisa MOVER, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Pesquisa GPEAD, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), apoiados pela Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHUC/SECADI/MEC) e publicado pela Edifurb.

A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED), diante da relevância da temática, reproduziu 135 mil exemplares dos cadernos do estudante, distribuindo-os em todas as unidades escolas da rede estadual de ensino das 36 Gerências de Educação (Gered’s) do Estado.
O projeto possui uma página no “Facebook” com o relato, imagens e fotografia das ações desenvolvidas nas escolas a partir dos materiais; divulgação e notícias relacionadas ao tema.  Para acessar as três obras, clique AQUI.

Neste mês, houve a publicação pela Edifurb de dois livros da série “Saberes em diálogo”, os títulos “Educação e Interculturalidade: conhecimentos saberes e práticas descoloniais” e “Educação e Diversidade Cultural: tensões, desafios e perspectivas”. Este projeto foi construído pelo Grupo Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD) e é coordenada por Elcio Cecchetti, Adecir Pozzer e a Profª Lilian Blanck de Oliveira. Esta série surgiu com intuito de compartilhar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas de perspectiva intercultural, na tentativa de fomentar, e construir outras relações e interações que reconheçam a diversidade de identidades culturais, provoquem novas aprendizagens, mediadas pela sensibilidade e cuidado com o Outro, seus territórios e territorialidades significando-os na relação e interação com as alteridades. Busca contribuir para a promoção de experiências educativas interculturais, que considerem a complexidade das identidades culturais, fomentando diálogos capazes de romper preconceitos cristalizados e práticas estigmatizadoras, instaurando processos de transformação social e justiça cultural.




Ainda em agosto deste ano, o professor Marcos Rodrigues da Silva defendeu sua tese de doutorado em Ciências da Religião pela PUC/SP, sob o tema  “Mulangos e Mulangas registram a possibilidade de uma Reflexão Teológica Afroamericana - Centro Atabaque - Teologia e Cultura Negra”. Com muito louvor foi aprovado e titulado como Doutor em Ciências da Religião.  Neste mês, a doutoranda Débora Fittipaldi Gonçalves, foi realizar seu doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona, no Doctorado en Gestión de la Cultura y el Patrimonio, sob apoio da CAPES e orientação de Dr Jordi Tressesras Juan, diretor do Laboratorio de Patrimonio y Turismo Cultural de la Universitat de Barcelona.

No período de outubro a setembro de 2015, o doutorando e pesquisador Elcio Cecchetti, irá realizar seu doutorado sanduíche no Programa de Doctorado em Educación de la Universidad de Salamanca, com apoio da CAPES e sob orientação do Prof. Dr. José María Hernández Días, catedrático de História da Educação e Coordenador do referido programa de pós-graduação. O estágio é parte do curso de Doutorado em Educação que vem desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Educação na UFSC, cujo tema de pesquisa é: “Estado Laico e Ensino Público: análise histórica do processo de laicização da educação brasileira”.

Nos últimos dias 17 a 19 de Setembro, ocorreu na Universidade Regional de Blumenau a 8ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão – MIPE.  Neste evento, tivemos a honra da premiação do trabalho sobre o Projeto Pipe “História e Cultura Indígena nos Museus do Vale do Itajaí”, na área de conhecimento Ciências Humanas e sociais aplicadas; linguística, letras e artes. O desenvolvimento do projeto foi realizado pelos pesquisadores Daiane Letícia Colombi (apresentadora) e Marlon Miranda, e teve a contribuição dos pesquisadores Cátia Dagnoni e Rodrigo Wartha.

Fonte: GPEAD - Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (PPGDR/FURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário