terça-feira, 24 de junho de 2014

SIGAD é apresentado ao Conselho de Economia da FIESC

Uma referência no estudo do desenvolvimento da economia de Blumenau


Equipe SIGAD/ObservatórioDR na FIESC


No dia anterior a apresentação ao FIESC, a equipe do SIGAD apresentou os dados para a Prefeitura Municipal de Blumenau e contou a participação do Secretario de Governo Paulo Costa, do Diretor do setor de Cartografia Ivo Bachmann, do Assessor de Planejamento Tomas Haag e do Coordenador do Setor de Cartografia Patricio Farfan.

Equipe SIGAD/ObservatórioDR na PMB

A reunião que ocorreu na quarta-feira (18/6), em Florianópolis, contou com a presença do reitor João Natel, e dos professores Nazareno Schmoeller e Sidnei Silva, do Departamento de Economia da Universidade.

A reunião teve como assunto principal o balanço e perspectivas futuras do Pacto por Santa Catarina, cuja apresentação foi feita pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Xavier Flores. Dentro desta temática, a FURB foi convidada a falar sobre o SIGAD.

Criado em 2006, o SIGAD é um sistema de informações gerenciais que engloba os principais dados sobre a realidade socioeconômica de Blumenau, a demografia, infraestrutura urbana (saúde, educação), indicadores sociais, emprego, renda, PIB, entre outras.

Durante a reunião, o professor Nazareno Schmoeller explicou ao Conselho de Economia da FIESC que a realidade econômica de Blumenau está mudando. Ou seja, de acordo com os dados levantados pelo SIGAD, a cidade não depende mais tanto do setor têxtil como antigamente. “Outros setores, como a indústria de materiais elétricos e de comunicações, indústria química, e os serviços técnicos profissionais (engenharia, sistemas, design)  estão crescendo também e diversificando a economia local”, disse.

Projetos futuros:

O professor Nazareno adiantou que para o próximo ano há três vertentes em que o SIGAD deverá atuar. A primeira é ampliar a atuação do Sistema para o nível regional, levantando dados de outros municípios da região do Vale do Itajaí.

Outra ação será a inclusão de novos indicadores da base de dados da prefeitura de Blumenau, como cadastro imobiliário e abertura e fechamento de empresas.

A terceira vertente é fazer um diagnóstico para identificar o perfil tecnológico de Blumenau, ou seja, que tipo de empresa/negócio a cidade precisa para diversificar ainda mais a economia. O diagnóstico deve começar a ser feito no início do ano que vem.


O SIGAD

O Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão - SIGAD, está ligado ao Departamento de Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado) - PPGDR/FURB. Importante instrumento de relacionamento entre a Universidade Regional de Blumenau - FURB e a Sociedade Regional, o SIGAD é um Projeto de Extensão do Programa de extensão Observatório do Desenvolvimento Regional do PPGDR. Estre seus propósitos fundamentais está o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade regional, de forma a orientar a atuação local, sem perder de vista o contexto externo. Além do apoio ao poder público e às organizações empresariais, desenvolve atividades fundamentais no subsídio a teses, dissertações e múltiplos projetos dos Grupos de Pesquisa do PPGDR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário