terça-feira, 21 de maio de 2013

Clipping (25)



DCE Sustentável promove campanha de arrecadação de óleo e gordura usados
"O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB está promovendo uma campanha em parceria com a empresa blumenauense Controil Ambiental para coletar óleo de cozinha e gordura usados, em mais uma iniciativa do projeto DCE Sustentável, que busca a conscientização ambiental dos acadêmicos da instituição. O material deve ser entregue em qualquer sede da entidade estudantil, nos campi 1, 2 e 3, dentro de garrafas PET – que também serão recicladas. Empresas também podem colaborar, inclusive com emissão de certificado."
Fonte: FURB

Selo de Indicação Geográfica dará garantia de qualidade à produção de Cristais no Vale do Itajaí
Blumenau e região estão para integrar um grupo ainda seleto no Brasil: o de localidades com produtos e serviços que possuem o selo de Indicação Geográfica (IG).
Hoje, o país tem 40 IGs, sendo 33 nacionais e sete estrangeiros, enquanto a França tem 800 e a Suíça, 1,2 mil. De modo geral, o selo é dado a uma cidade ou região quando é comprovada que a qualidade e a tradição de determinado produto ou serviço pode ser atribuído à sua origem.
(...)
A importância da IG, segundo a doutoranda, é conseguir agregar valor aos produtos regionais, não só na questão econômica, mas também como valorização da herança cultural. Suelen acredita que é possível alavancar o desenvolvimento da região a partir desses produtos, usando-os como atrativos turísticos e garantia de qualidade.
O professor francês Bernard Pecquer, uma das maiores autoridades mundiais na questão de valorização dos produtos regionais e tradicionais, contou, em palestra ocorrida semana passada em Blumenau, que o selo é uma garantia de qualidade para o produto.
Fonte: Jornal Santa Catarina

FURB, IPHAN e o queijo Kochkäse no G1 SC
Segue o link da matéria que passou sexta-feira, na RBS TV. Excelente reportagem divulga projeto de pesquisa do PPGDR, Microbiologia (campus 2) e Medicina Veterinária. Típico da região do Vale,
produto não é regulamentado para comércio. Objetivo é transformar em patrimônio cultural e promover a comercialização. VEJA VÍDEO.
Fonte: Blog da FURB
INCT abre período de inscrição para prêmio Engenharia de Superfícies em imagens
"O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Engenharia de Superfícies abriu, na segunda-feira (20), o período de inscrição para o prêmio “Engenharia de Superfícies em imagens”. (...) As imagens devem remeter a superfícies de materiais, fenômenos ocorridos nessas superfícies, a propriedades das superfícies ou técnicas de modificação de superfícies, em escala macro, micro ou nano."
Fonte: CNPq

Projeto Reflora deve contar com mais de um milhão de espécies catalogadas
O Herbário Virtual contará com amostras catalogadas por missões nacionais e estrangeiras em solo brasileiro desde o século 17. “A meta é que todas as espécies da flora brasileira, que temos conhecimento sobre a existência, estejam disponibilizadas até 2020. Para isso o Reflora oferece infra-estrutura e investimento e os pesquisadores disponibilizam sua coleção de exsicatas para o herbário como contrapartida”, explicou o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS/CNPq), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, citando as amostras representativas de espécies de plantas.
Fonte: CNPq


Nenhum comentário:

Postar um comentário