quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Observatório das Metrópolis - Boletim Informativo


image
Megaeventos: revolução no transporte ou reforço do modelo rodoviarista?
Durante as últimas décadas os investimentos em transporte de massa, na cidade do Rio de Janeiro, foram insuficientes e reforçaram o modelo rodoviarista que mostra hoje seus limites – a frota de automóveis saltou de 1.602.170, em 2000, para 2.438.287, em 2011. De fato, a cidade enfrenta a chamada “crise de mobilidade”. Neste artigo, Jean Legroux analisa os investimentos do poder público nos preparativos para os megaeventos esportivos e sugere que mesmo se boa parte dos valores aplicados para a Copa no Rio será destinado aos projetos de transporte (86,23%), prevalece ainda um modelo que continua favorecendo o uso do automóvel individual.
readmore

#internacional

image
Colloque Gouverner les Métropoles | Paris
A Prefeitura de Paris, o Centro de Estudos Europeus de Ciências Políticas e a Universidade Paris-Est Marne La Vallée promovem, no período de 28 a 30 de novembro, a segunda edição do Colóquio Internacional “La Gouvernance des Métropoles Mondiales: pouvoirs et territoires” a fim de debater os vários desafios da governança metropolitana, como democracia, contribuição cidadã, papéis do Estado e dos atores privados no desenvolvimento dos grandes centros urbanos. O coordenador do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participará do evento analisando o tema sobre representação e atrofia política dos centros metropolitanos.
readmore

#megaeventos

image
Ato unificado contra a privatização do Complexo do Maracanã
O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas convoca a sociedade civil para participar, no próximo sábado (01/12), do Ato Unificado contra a Privatização e as Demolições do Complexo do Maracanã. A ação representa o grito de indignação da população carioca contra o modo arbitrário que o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem realizado o processo de privatização do Maracanã: projeto que prevê a demolição do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio De Lamare, do antigo Museu do Índio e da Escola Municipal Freidenreich com o objetivo de ceder à iniciativa privada a gestão do estádio pelos próximos 35 anos. O ato unificado partirá da Praça Saens Peña, na Tijuca, e seguirá rumo ao Estádio Mário Filho. Participe!
readmore

#notícia

image
Observatório produz diagnóstico regional para Campo Mourão/PR
Pesquisadores do Observatório das Metrópoles vinculados à Universidade de Maringá e ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) produziram diagnóstico regional para a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam/Paraná) com o objetivo de dar apoio técnico para a elaboração de políticas públicas integradas. A Comcam é formada por 25 municípios que têm sofrido com o fluxo migratório – perda de população; a região, no entanto, tem forte potencial nas indústrias de transformação e na construção civil, que geraram mais de 20 mil empregos nos últimos anos.
readmore

image
Bolsistas de Iniciação Científica recebem premiação
Bolsistas do INCT Observatório das Metrópoles foram premiados na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ 2012 e na XVIII Semana PUR. As pesquisas abordam temas como a geografia de oportunidades escolares na região da Baixada Fluminense; a localização e provisão de infraestrutura em conjuntos habitacionais; e o monitoramento do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade do Rio de Janeiro, a partir do estudo de caso do Residencial Málaga Garden, localizado na Avenida Brasil. Os resultados reforçam o trabalho que o Observatório vem realizando na formação de novos pesquisadores capazes para investigar e refletir sobre o tema urbano.
readmore

#evento

image
Criminalidade Violenta no Nordeste Brasileiro
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas promove, no dia 30 de novembro, a palestra “Criminalidade Violenta no Nordeste Brasileiro” com o professor José Luiz Ratton – coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS/UFPE) e assessor para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco. O evento faz parte das ações do núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles que vem desenvolvendo estudos sobre o tema da organização dos territórios urbanos e criminalidade violenta.
readmore

Nenhum comentário:

Postar um comentário