|
|
Megaeventos: revolução no transporte ou reforço do modelo rodoviarista? Durante as últimas décadas os investimentos em transporte de massa, na cidade do Rio de Janeiro, foram insuficientes e reforçaram o modelo rodoviarista que mostra hoje seus limites – a frota de automóveis saltou de 1.602.170, em 2000, para 2.438.287, em 2011. De fato, a cidade enfrenta a chamada “crise de mobilidade”. Neste artigo, Jean Legroux analisa os investimentos do poder público nos preparativos para os megaeventos esportivos e sugere que mesmo se boa parte dos valores aplicados para a Copa no Rio será destinado aos projetos de transporte (86,23%), prevalece ainda um modelo que continua favorecendo o uso do automóvel individual.
|
|
Colloque Gouverner les Métropoles | Paris A Prefeitura de Paris, o Centro de Estudos Europeus de Ciências Políticas e a Universidade Paris-Est Marne La Vallée promovem, no período de 28 a 30 de novembro, a segunda edição do Colóquio Internacional “La Gouvernance des Métropoles Mondiales: pouvoirs et territoires” a fim de debater os vários desafios da governança metropolitana, como democracia, contribuição cidadã, papéis do Estado e dos atores privados no desenvolvimento dos grandes centros urbanos. O coordenador do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participará do evento analisando o tema sobre representação e atrofia política dos centros metropolitanos.
|
|
Ato unificado contra a privatização do Complexo do Maracanã O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas convoca a sociedade civil para participar, no próximo sábado (01/12), do Ato Unificado contra a Privatização e as Demolições do Complexo do Maracanã. A ação representa o grito de indignação da população carioca contra o modo arbitrário que o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem realizado o processo de privatização do Maracanã: projeto que prevê a demolição do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio De Lamare, do antigo Museu do Índio e da Escola Municipal Freidenreich com o objetivo de ceder à iniciativa privada a gestão do estádio pelos próximos 35 anos. O ato unificado partirá da Praça Saens Peña, na Tijuca, e seguirá rumo ao Estádio Mário Filho. Participe!
|
|
Observatório produz diagnóstico regional para Campo Mourão/PR Pesquisadores do Observatório das Metrópoles vinculados à Universidade de Maringá e ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) produziram diagnóstico regional para a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam/Paraná) com o objetivo de dar apoio técnico para a elaboração de políticas públicas integradas. A Comcam é formada por 25 municípios que têm sofrido com o fluxo migratório – perda de população; a região, no entanto, tem forte potencial nas indústrias de transformação e na construção civil, que geraram mais de 20 mil empregos nos últimos anos.
|
|
Bolsistas de Iniciação Científica recebem premiação Bolsistas do INCT Observatório das Metrópoles foram premiados na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ 2012 e na XVIII Semana PUR. As pesquisas abordam temas como a geografia de oportunidades escolares na região da Baixada Fluminense; a localização e provisão de infraestrutura em conjuntos habitacionais; e o monitoramento do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade do Rio de Janeiro, a partir do estudo de caso do Residencial Málaga Garden, localizado na Avenida Brasil. Os resultados reforçam o trabalho que o Observatório vem realizando na formação de novos pesquisadores capazes para investigar e refletir sobre o tema urbano.
|
|
Criminalidade Violenta no Nordeste Brasileiro O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas promove, no dia 30 de novembro, a palestra “Criminalidade Violenta no Nordeste Brasileiro” com o professor José Luiz Ratton – coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS/UFPE) e assessor para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco. O evento faz parte das ações do núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles que vem desenvolvendo estudos sobre o tema da organização dos territórios urbanos e criminalidade violenta.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário