terça-feira, 23 de outubro de 2018

[SIGAD] Você sabia?! Exportações de Blumenau

Através das informações disponibilizadas pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, chegou-se a informações que demonstram as exportações feitas por Blumenau durante os anos de 1997 a 2017. No decorrer do documento será citado o termo “Capítulo (SH2)”, o qual se refere à desagregação de produtos de forma que as categorias selecionadas sejam mais pertinentes ao objetivo do informativo. 


Observa-se, através do Gráfico 1, que o país para o qual Blumenau mais exportou em 2017 foi a Bélgica (12%), que obteve um grande crescimento das exportações nos últimos seis anos, seguido pela Nigéria (7%), Holanda (6%), Estados Unidos (6%) e Paraguai (6%). Também, pode-se verificar que nos últimos anos houve um decréscimo das exportações para a Holanda, e, a partir de 2003, para os Estados Unidos, que representavam, no ano citado, aproximadamente 41% das exportações blumenauenses.


A partir do Gráfico 2, pode-se perceber que “Tabaco e seus sucedâneos manufaturados” representam a maior parte das exportações de Blumenau, chegando a 76% em 2012, e, atualmente, 69%. Os demais produtos possuem uma participação inferior quando comparados ao mais exportado. Percebe-se que o segundo mais exportado é “Máquinas, aparelhos e materiais elétricos...”, com apenas 7% do total. Um produto com uma queda significativa foi “Outros artefatos têxteis confeccionados...”, que de 39% em 1997, passou para tão somente 4% em 2017.

Referências: 
MDIC. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Exportação e Importação Municípios. 2018. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/municipio&gt . Acesso em 04 set. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário