terça-feira, 4 de setembro de 2018

[SIGAD] Você sabia?! Informações sobre indústria têxtil em Santa Catarina e na microrregião de Blumenau

Este informativo tem como objetivo apresentar os vínculos formais no subsetor Indústria Têxtil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados são, principalmente, referentes ao estado de Santa Catarina e à microrregião de Blumenau.
O Gráfico 1 apresenta o número de vínculos na Indústria Têxtil nas cinco cidades mais populosas de Santa Catarina.



Percebe-se que, em relação ao número absoluto de vínculos formais na Indústria Têxtil, Blumenau se destaca com grande margem, sendo que o segundo município, Joinville, apresenta pouco mais de um terço dos vínculos de Blumenau. Os outros municípios mais populosos representam uma fração muito inferior.

Diferentemente do que foi apresentado anteriormente, o Gráfico 2 compara o número de vínculos na indústria têxtil entre os municípios da microrregião de Blumenau. O mesmo mostra que as cidades localizadas na microrregião possuem um número de vínculos mais significativo do que os municípios mais populosos do estado de Santa Catarina. Por exemplo, Gaspar tem número absoluto de vínculos na indústria têxtil igual a 7.988 e Joinville que é a maior cidade do estado, possui 8.203.


Portanto, percebe-se que a Microrregião de Blumenau é um local que emprega grande número de pessoas na Indústria Têxtil, sendo que, dos 10 municípios com o maior número de vínculos nesse setor no estado, 6 deles são da microrregião de Blumenau (RAIS, 2016), a saber: Blumenau (1º), Brusque (2º), Gaspar (5º), Indaial (6º), Pomerode (8º) e Guabiruba (9º).


Referências
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em: <http://bi.mte.gov.br/bgcaged/rais.php>. Acesso em: 03 set. 2018. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário