quarta-feira, 11 de julho de 2018

PPGDR organiza workshop internacional sobre desastres


O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB está organizando o Workshop Resiliência Socioecológica Em Casos De Cheias e Desastres Costeiros. O evento começa na segunda-feira, dia 16 de julho e segue até sexta-feira, 20 de julho, com atividades na FURB. Trata-se de uma atividade internacional que envolve também a universidade inglesa London South Bank University.

O objetivo do Workshop é analisar a resiliência socioecológica de comunidades e instituições governamentais e não governamentais no enfrentamento de cheias, deslizamentos de terra e desastres costeiros. Durante o evento serão apresentadas experiências e pesquisas relacionadas aos casos de Blumenau e Itajaí, além de outros investigados pelos cientistas participantes. 

O Workshop também pretende contribuir para a potencialização do desenvolvimento de pesquisadores por meio de parcerias de longo prazo entre a FURB e a London South Bank University.

Vão participar do seminário 38 pesquisadores, entre eles recém-doutores e doutorandos com estudos avançados na área, de universidades de todo o Brasil e da Inglaterra. O grupo também é formado por professores que coordenam pesquisas sobre o tema. Na FURB, os coordenadores do evento são os professores Cristiane Mansur e o professor Marcos Mattedi.

Além de conferências e discussões, a programação dos cinco dias inclui visitas a diferentes pontos de Blumenau e Itajaí analisados em investigações no PPGDR. Autoridades da Defesa Civil de Blumenau foram convidadas para expor suas experiências. A troca de informações entre os pesquisadores também ocorrerá por meio de uma exposição dos estudos em banners.

O Workshop Resiliência Socioecológica Em Casos De Cheias e Desastres Costeiros conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), FURB, Newton Fund, British Council e o programa Researcher Links. O evento é exclusivo para pesquisadores já previamente selecionados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário