Entre
16 a 18 de maio de 2018 teve lugar no Instituto de Economia, sede do Programa
de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Unicamp – Universidade
Estadual de Campinas, uma importante reunião da ANPUR-Associação Nacional
de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e de seus associados (veja imagens abaixo).
Representou o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB o
prof. Dr. Ivo Marcos Theis.
No primeiro dia foi realizado o III Encontro das Revistas Científicas de Planejamento Urbano e Regional. O tema deste encontro foi “Estratégias e Desafios de Internacionalização dos Periódicos Científicos na América Latina”. Aí foram apresentados e debatidos os principais critérios de classificação dos veículos de divulgação dos resultados de pesquisa da área e seus desafios, buscando potencializar ações. O propósito era ampliar a reflexão e as ações que permitam orientar as revistas científicas dos programas frente aos desafios que se colocam em suas atividades de indexação e internacionalização. Este deveria ser um momento oportuno para expressar os critérios recomendáveis e indispensáveis para garantir a identidade própria e a qualidade científica dos periódicos na área.
O encontro deu continuidade às discussões pautadas nos dois primeiros, e foi além através dos grupos de trabalho, nos quais foram formuladas propostas para fortalecer e ampliar as discussões relativas à indexação e à internacionalização das revistas científicas oriundas dos programas de pós-graduação filiados/associados a ANPUR, tendo o fito de estruturar uma rede de periódicos científicos na área e valorizar o uso de suas bases pelo conjunto dos programas.
No dia 17 de maio ocorreu o IX Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, cujo tema foi “O Planejamento Urbano e Regional em tempos de crise: mobilização, criatividade e resistência”. O objetivo era relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão aos desafios contemporâneos no contexto de crise atual. Uma crise que, por um lado, causou uma ruptura abrupta com a continuidade do financiamento público ao ensino e à pesquisa, mas por outro permite discutir a nova realidade social que nos cerca, reconhecendo velhos e novos atores e movimentos sociais, que ressurgem e emergem reclamando algo mais que somente o acesso à universidade, requerendo políticas de permanência, maior contato dela com as realidades diversas regionais, urbanas, rurais em todo país e práticas que renovem a linguagem, a aprendizagem e as alianças.
Em
face de tais desafios partiu-se das seguintes indagações: Como os Programas da
área de planejamento urbano e regional podem resistir à crise atual? Que ideias
podem permitir novos e ricos processos de mobilização, de criatividade e de
resistência e ajudar a reconstruir a reflexão e a ação no Planejamento Urbano e
Regional? Para responder a tais questões, o seminário considerou três momentos
de avaliação e de debate:
§ O diagnóstico das áreas na Capes e no CNPq dos
programas filiados à ANPUR;
§ Os novos balizamentos críticos e criativos para os Estudos
Urbanos e Regionais diante dos desafios contemporâneos;
![]() |
Conjunto de seção temática prevista para o encontro da ANPUR |
![]() |
Aplicativo de indicador do XVII de ENANPUR |
Veja como foi a programação: clik aqui
Fonte: http://anpur.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário