segunda-feira, 25 de junho de 2018

FÓRUM DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENVELHECIMENTO


Nesta terça-feira (19), Blumenau sediou o 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 750 pessoas, foi promovido pela AMMVI, Furb, Prefeitura de Blumenau, Fundação Pró-Família e Conselho Municipal do Idoso de Blumenau.

O Fórum fomentou o debate sobre as políticas públicas do envelhecimento nos municípios do Médio Vale do Itajaí e a territorialização do envelhecimento ativo na região. O evento contou com a presença de prefeitos, gestores de Assistência Social, Saúde, Educação, representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado da Assistência Social.

Para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, envelhecer significa continuar vivendo e esse é um desejo de todos. “A cidade de hoje se constrói pensando no amanhã, onde todos possam se sentir bem, felizes e alegres”, ressaltou.

O presidente da AMMVI, Jean Grundmann, prefeito de Benedito Novo, ressaltou que o processo de envelhecimento populacional deve ser acompanhado pelo poder público, de forma que novas políticas possam garantir a qualidade de vida dos idosos.

A programação contemplou ainda palestras sobre as vivências no programa pró-idoso, em Blumenau, envelhecimento ativo e sustentável e políticas públicas. Além disso, foram trocadas experiências sobre o papel dos conselhos municipais e o controle social, como também sobre envelhecimento positivo.

Para a secretária de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, Romanna Remor, "o Estado e os municípios precisam voltar o seu olhar para o idoso. Um município bom para o idoso é bom para todos" afirmou ela.  

O ponto forte do evento foi a palestra do médico Doutor Alexandre Kalache, considerado o mais importante especialista em envelhecimento do Brasil e um dos principais no mundo, que dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), na Suíça.

Kalache abordou sobre envelhecimento ativo e a revolução da longevidade. “Temos que ter políticas adequadas para cuidar dessa população que está envelhecendo e, ao mermo tempo, formar bem, treinar e educar as crianças, futuros adultos jovens, que vão sustentar a pirâmide invertida”, disse o especialista 

O Fórum contou ainda com a parceria da Uniasselvi, Viacredi e o apoio dos municípios do Médio Vale do Itajaí.

Decreto

Durante o Fórum, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o decreto que institui a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa em Blumenau, para incentivar ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis. Uma conquista importante, considerando que, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Estado de Santa Catarina tem a maior expectativa de vida do país com a média de 79,1 anos, acima do índice nacional, que é 75,8.



Nenhum comentário:

Postar um comentário