sexta-feira, 13 de abril de 2018

Você sabia?! Análise dos Empregados nos Municípios de Santa Catarina em Relação à Sua População


través do número de empregados formais, disponibilizado pela Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e da estimativa de população dos municípios de Santa Catarina, retirada do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, chegou-se na proporção de trabalhadores por número de habitantes de cada cidade. Os dados utilizados são dos anos de 2012 a 2016 e das cidades que possuíam população maior que trinta mil habitantes no ano de 2016. Frisa-se que nesta pesquisa foram consideradas todas as pessoas da cidade, incluindo crianças, idosos e incapacitados de serviço.

Resultados de Blumenau
O Gráfico 1 apresenta os dados de cinco anos da cidade de Blumenau, referente ao índice empregados por habitantes.


Apesar de Blumenau possuir destaque em relação às outras cidades de Santa Catarina, há indícios de queda na porcentagem da cidade. Segundo o Gráfico 1, no ano de 2012, em Blumenau, havia 42,05% da população empregada e, a partir de 2013, houve queda constante até 2016, onde apenas 37,72% da população estava em prestação de serviços formais.
Maiores Índices de 2016

Embora muitos municípios tenham seus índices reduzidos, alguns deles ainda mantêm bons resultados no quesito empregados por população. Tais informações estão relatadas no Gráfico 2.



 Como mostrado no Gráfico 2, a capital de Santa Catarina, Florianópolis, com 59,23% de empregados, apresenta a maior porcentagem das cidades analisadas. Blumenau está na sétima posição com uma porcentagem de trabalhadores de 37,72%. Considerando que a média das cidades em questão é de 30,17%, conclui-se que Blumenau está com bons resultados para o ano de 2016. 
Menores Índices de 2016

            Algumas cidades do Estado não apresentam resultados muito bons, essas cidades estão em análise no Gráfico 3.


De acordo com os dados do Gráfico 3, muitas cidades estão abaixo da média dos municípios analisados, entre elas destacam-se Camboriú e Laguna com apenas 12,53% e 15,56%, respectivamente. Há a possibilidade de que Camboriú tenha uma porcentagem tão baixa graças à sua cidade vizinha, Balneário Camboriú, que pode ser a responsável por atrair trabalhadores.
Crescimentos

De 2012 para 2016 foram poucas cidades de Santa Catarina que apresentaram crescimento no que se refere ao índice de empregados por população. Apenas sete cidades, das quarenta e seis analisadas, tiveram índices mais altos em 2016 do que em 2012. 

 Conforme apresentado no Gráfico 4, a cidade que obteve maior crescimento de empregados proporcionalmente à sua população foi Concórdia, com um crescimento de 5,70 pontos percentuais. Deve-se relevar o fato de que cidades com muitos habitantes possuem mais dificuldades para aumentar este índice.
Reduções

        Quanto às reduções, a grande maioria das cidades está nesta realidade. As cidades com maiores reduções estão colocadas abaixo no Gráfico 5.


Conforme o Gráfico 5, relatou-se que Rio do Sul, com redução de 7,11 pontos percentuais, foi a cidade analisada com maior redução no índice de 2012 para 2016.

Fonte: http://www.furb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário