segunda-feira, 2 de abril de 2018

2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

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O dia 2 de abril é mundialmente conhecido como o dia voltado para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Acesse os recursos que selecionamos sobre a temática e compreenda porque é importante abordarmos esse assunto não só na escola, mas com toda a sociedade.

Criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, a data que marca o dia mundial de conscientização para o autismo nos mostra que temos ainda muito a conhecer sobre o assunto e um caminho longo para alcançar a inclusão escolar que desejamos.

O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta áreas como a comunicação, o comportamento e a interação social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo dentro do espectro do autismo. 

A partir de 2014, com a publicação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os diagnósticos antes divididos em: autista clássico, autismo infantil, Síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento passaram a fazer parte do que hoje chamamos de Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.

As alterações propostas pelo manual permitiram uma melhor identificação do transtorno, o que ampliou de forma significativa o número de diagnósticos. A identificação precoce é considerada fundamental para um bom prognóstico futuro. Por isso, é importante que toda a sociedade fique atenta aos primeiros sinais do transtorno ainda na infância.

É necessário reconhecer que cada autista é único dentro do diagnóstico e único também em sua individualidade. Assim, é fundamental respeitar seu tempo e buscar desenvolver um trabalho que utilize estratégias voltadas para as suas necessidades específicas.


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