quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água: PnuD lança site com informações úteis sobre o recurso

Site poderá servir como subsídio inicial para debates e reflexões sobre a questão da gestão dos recursos hídricos
Foto: Dirklaudio/Flickr/CC

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) lançou na quarta-feira, 21 de março, o site “Água é Vida” , por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água, realizado nesta semana em Brasília.

Trata-se de uma contribuição do escritório do PnuD no Brasil ao debate sobre recursos hídricos e saneamento. Nele, pessoas interessadas no assunto encontrarão notícias, reportagens, artigos opinativos, fotos, vídeos, entre outros materiais que favorecem a compreensão do tema e, sobretudo, como a agência da ONU atua nessa área específica, tanto no Brasil quanto em outros países.

Em português, inglês e espanhol, o site reúne conteúdo global, regional e local. A ideia é compartilhar informação com pessoas de diferentes origens e idiomas para que conheçam o que o PnuD e seus parceiros estão realizando mundo afora em relação a água em geral.


Algumas soluções podem ser replicadas, outras não, mas todas servem de inspiração a gestores, pesquisadores, estudantes – qualquer pessoa, enfim, interessada em um leque mais amplo de exemplos e reflexões sobre a temática, hoje crucial para a sustentabilidade do planeta.

Debates e reflexões

A equipe do PnuD Brasil atualizará o site periodicamente. Mais que um repositório de informação, ele poderá servir como subsídio inicial para debates e reflexões sobre a questão da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e, especialmente, de sua relação direta e indireta com a mudança global do clima e outros aspectos da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dois dos ODS focam nessa temática: o número seis, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; e o número 14, que busca promover a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Gestoras e gestores públicos terão no site a oportunidade de conhecer a atuação do PnuD na área e como ele pode apoiar governos, em diferentes níveis, na gestão de um recurso natural hoje escasso e sob risco constante. O público em geral encontrará no espaço multimídia uma abordagem ao mesmo tempo séria e lúdica de um tema que está na ordem do dia.

Acesse aqui: www.aguaevida.net.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário