sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Projeto: Vozes e Saberes Indígenas: tempos, espaços e lugares interculturais na diversidade da Educação Básica

Projeto Vozes e Saberes: integrantes do GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento): Lilian Blanck de Oliveira, Georgia Carneiro Fontoura, Karla Lucia Bento, Simone Riske Koch, Jonathan Dias e Marlon Miranda.




Resumo:

Este projeto de extensão tem como foco a implementação da Lei nº 11.645/2008, que alterou LDBEN nº 9.394/96, já modificada pela Lei nº 10.639/2003 e legisla a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. No âmbito deste projeto as ações estão voltadas às questões relacionadas à cultura e história dos Povos Indígenas, em especial do Povo Indígena Laklãnõ Xokleng que habita a Terra Indígena Ibirama Lã Klanô (TIILK) de SC. O objetivo geral é promover encontros episte(me)todológicos de caráter intercultural entre educadores, educandos, comunidade escolar EIEF Vanhecú Patté da TIILK e escolas públicas da Educação Básica de Blumenau. Para tanto o projeto prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que identifiquem e construam diferentes tempos, espaços e lugares curriculares, fomentando e encaminhando práticas pedagógico-didáticas comprometidas com os reclames e ditames da Lei 11.645/08 e documentos curriculares da Educação Básica brasileira.A metodologia utilizada se constitui de um diagnóstico inicial com educandos, educadores e gestores das escolas indicadas envolvendo presenças e/ou ausências em documentos curriculares, materiais didáticos e vivências pedagógicas relativas à história e cultura dos Povos Indígenas. A partir destes dados foram definidas ações em desenvolvimento com cada realidade escolar como: formação com educandos, educadores e comunidade escolar; grupos de estudo; rodas de conversa e oficinas sobre a temática na vida escolar e social da região e país. No âmbito do projeto também estão sendo promovidos encontros, palestras e seminários envolvendo escolas e FURB, assim como a produção de artigos, material pedagógico e/ou paradidático vinculados à história e cultura das populações indígenas na perspectiva da democracia, cidadania e desenvolvimento regional. O desenvolvimento deste projeto contribui para aproximar, identificar, visibilizar e ressignificar olhares, leituras e práticas na Educação Básica e no Ensino Superior, voltadas à promoção dos temas transversais, em particular aos relacionados à história e cultura indígena, conforme Lei 11.645/08. As ações em desenvolvimento se percebem relevantes para todos os sujeitos envolvidos no projeto. Para a população indígena Laklãnõ Xokleng na conquista de tempos, espaços e lugares para o tema; para as escolas, seus/suas professores/as, estudantes, equipe gestora e familiares na ampliação do conhecimento histórico e cultural relativo à diversidade étnica do Vale do Itajaí e para os extensionistas enquanto um exercício de formação e aprimoramento episte(me)todológico.



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