quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Dr. Gerd Kohlhepp destaca pesquisas realizadas em parceria entre universidades do Brasil e da Alemanha em conferência de abertura do 3º Sedres

Com auditório cheio, começou oficialmente na noite desta quarta-feira (14) o 3º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres). A cerimônia de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o reitor da Furb, João Natel Pollonio Machado, e o presidente da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e prefeito do município de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, aconteceu no auditório da AMMVI.



Tomaselli, Natel e Theis


Durante a abertura, o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regiona (PPGDR)l da Furb e membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), comunicou que o 3º Sedres é dedicado a Rodrigo Ferreira Simões, presidente da Anpur na gestão 2015/2017. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Simões faleceu aos 50 anos em 19 de agosto deste ano. Theis ressaltou a trajetória de Simões à frente da Anpur e o apoio à organização do 3º Sedres. A cerimônia ainda contou coma apresentação de músicas da Camerata de Violões da Furb.

Camerata de Violões


A palestra de abertura ficou a cargo do Dr. Gerd Kohlhepp, que é professor emérito da Cátedra de Geografia Econômica e Social da Universidade de Tübingen (Alemanha). Kohlhepp destacou questões relacionadas à região e desenvolvimento regional sustentável. Também apresentou resultado de investigações feitas desde os anos 1950, quando conheceu Blumenau durante sua pesquisa de tese de doutoramento, realizadas por meio de acordos bilaterais entre universidades do Brasil e da Alemanha. Há pesquisas em diversas regiões do Brasil e da América Latina.

Professor Dr. Gerd Kohlhepp
A programação do 3º Sedres segue nesta quinta-feira (15). Pela manhã ocorrem duas mesas temáticas. A primeira começa às 8h15min, no auditório do bloco J (Campus I) com o tema Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Na sequência, às 10h30min, na mesma sala, ocorre a segunda mesa temática, desta vez sobre planejamento e desenvolvimento regional. À tarde, diversas pesquisas produzidas em todo o país relacionadas em diferentes aspectos ao desenvolvimento regional serão apresentadas em cinco grupos de trabalho. As apresentações acontecem nas salas dos blocos R e S (Campus I).

Saiba mais sobre o Sedres em www.furb.br/3sedres ou em www.facebook.com/sedresoficial.

O 3º Sedres é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Furb, com apoio do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalizações de Serviços Públicos Municipais (AGIR); Observatório do Desenvolvimento Regional; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); Banco do Brasil; Fundação Fritz Müller; Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Instituto Exitus. Conta ainda com o apoio do Sindicato dos Bancários; Viston Uniformes; Hotel Plaza, Hersing Viagens; Secretaria de Turismo de Blumenau e Secretaria da Educação de SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário