quinta-feira, 14 de abril de 2016

Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional lança segundo número do terceiro volume

“Repare como é formidável a obra brasileira de construção de uma civilização moderna em terra
em grande parte tropical e como é pequeno o estudo científico e técnico dos problemas
relacionados com essa obra de pioneiros. Os problemas da alimentação, da casa, do vestuário,
do sport, adequado às condições de vida que nos são peculiares”
(Gilberto Freyre)




O segundo número do terceiro volume (2015) da Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional é disponibilizado aos seus prezados leitores. Existem, contudo, dois pontos que precisam ser referidos antes da apresentação dos artigos que integram a presente edição.

O primeiro, que vem sendo reiterado já nas edições anteriores, é que se busca fazer da RBDR um espaço de debate interdisciplinar, arejado e amplo, sobre assuntos relacionados à “questão regional”, sobretudo, no âmbito de formações sociais periféricas. Para ir adiante com esse intento, tem-se procurado publicar artigos, ensaios e resenhas, inéditos (a exceção vale se, recentes ou “clássicos”, tiverem sido publicados em periódicos não brasileiros), com origem em áreas do conhecimento diversas, principalmente, planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia e ciência política; quando, todavia, se aproximarem do tema “desenvolvimento regional”, considerar-se-ão também contribuições provenientes de áreas como arquitetura e urbanismo, comunicação social, direito, serviço social e turismo, entre outras.

O segundo ponto diz respeito à preocupação com o fato de que os artigos e ensaios encaminhados à RBDR podem ter natureza mais teórica como também apresentar análise mais empírica; consistir em interpretações e exames para o desenvolvimento regional latino-americano (à frente, o brasileiro) ou relacionar escalas relevantes na explicação de diferentes processos do desenvolvimento; e, se for o caso, conferir ênfase aos determinantes causais e destacar a atuação dos gentes/instituições que produzem (ou conduzem à produção de) trajetórias específicas de desenvolvimento no território.

Em face do que acima se expôs, pode-se antecipar que os dez artigos deste número da RBDR atendem com folga ao perfil que já a vem distinguindo.

Ivo M. Theis
Editor
Para acessar os artigos, acesse AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário