segunda-feira, 11 de abril de 2016

Laklãnõ/Xokleng - Semana dos Povos Indígenas 2016

No ano de 2015 os alunos e professores da E.I.E.B. VanhecúPatté, o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e a comunidade da Aldeia Bugio desenvolveram o material da Semana dos Povos Indígenas de 2016.
Nele a comunidade Laklãnõ/Xokleng reafirma aspectos valiosos de sua história e cultura a serem trabalhados nas escolas indígenas e não indígenas ou com outros grupos que desejem conhecer as culturas indígenas no Brasil, em especial do Estado de Santa Catarina, onde o Povo Laklãnõ/Xokleng vive.
Este é um material de estudo importante também para o cumprimento da Lei 11.645/08 que obriga a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino.
O COMIN e a E.I.E.B. VanhecúPatté vêm promovendo a divulgação e apresentação do Caderno em diversos espaços com uma metodologia educativa que privilegia o diálogo e a aprendizagem intercultural com as pessoas que produziram o caderno.
O evento é organizado pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN, com a parceria do CCHC - Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Curso de Ciências da Religião - Ensino Religioso, NEI - Núcleo de Estudos Indígenas e GPEAD - Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento.


Programação:
8h: Abertura e apresentação do Material do “Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol”;
8h30min: Apresentações culturais Laklãnõ/Xokleng (Teatros e músicas na língua materna);
9h: Roda de diálogo com alunos e professores da Aldeia Bugio;
10h: Momento de integração com brincadeiras indígenas;
11h: Exposição fotográfica com imagens das aldeias Bugio e Plipatól; venda de artesanatos Laklãnõ/Xokleng; e divulgação da Trilha da Sapopema

* À tarde a programação se repete a partir das 13h30min para quem não pode estar presente pela manhã.

13h30min: Abertura e apresentação do Material do “Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol”;
14h:Apresentações culturais Laklãnõ/Xokleng (Teatros e músicas na língua materna);
14h30min:Roda de diálogo com alunos e professores da Aldeia Bugio;
15h30min:Momento de integração com brincadeiras indígenas;
16h30min:Exposição fotográfica com imagens das aldeias Bugio e Plipatól; venda de artesanatos Laklãnõ/Xokleng; e divulgação da Trilha da Sapopema.

Evento com inscrições limitadas.
Confirme sua presença através do e-mail: gecfontoura@gmail.com

O evento está cadastrado como Formação Institucional. Desta forma todos os participantes receberão declaração com a respectiva carga horária.
Os servidores da FURB poderão fazer sua inscrição na página da formação: www.furb.br/formacao

Data: 14/04
Horário: Ver programação
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy
Informações: Janaina Hübner (COMIN) | janahubner@yahoo.com.br | (47) 8405-9041

Nenhum comentário:

Postar um comentário