terça-feira, 29 de março de 2016

II Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente

TERCEIRA CIRCULAR do II Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente “Olhares Geográficos sobre Paisagem e Natureza” será realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Mato Grosso do Sul, Brasil entre os dias 13 e 17 de junho de 2016.

Na circular, constam informações sobre: Abertura, Conferências, Mesas de Debate, apresentação de Banners e Trabalho de campo, além dos prazos e INSTRUÇÕES para realizar as inscrições.



O TEMA

O segundo evento internacional proposto pelo Grupo de Pesquisa Território e Ambiente terá como tema “Paisagem e Natureza”, considerando a paisagem como um conceito fundamental para a Geografia, que tem evoluído com o próprio desenvolvimento da disciplina científica e com a sociedade, passando do entendimento de um sistema de componentes naturais inter-relacionados e interdependentes para uma construção social realizada por diferentes sociedades. Em uma íntima relação com a cultura e o desenvolvimento, transcendendo a disciplina geográfica e chegando a converter para muitos em um núcleo fundamental da relação natureza-sociedade, em um planeta cada vez mais submetido a trocas ambientais globais e a uma economia globalizada e depredadora da cultura e da natureza. Portanto, a relação entre a paisagem e a natureza, tal como é vista, desde a Geografia e que transcende a outras ciências se converte em um aspecto importante de análise e debate com o propósito de avançar as bases teórico-conceituais e práticas consideradas como construções sociais e, logo, patrimônio fundamental da sociedade. Partindo destas premissas, o Grupo de Pesquisa Território e Ambiente, optou por dedicar este evento ao diálogo acerca dos diferentes olhares sobre o tema paisagem e natureza. As relações entre paisagem e natureza estão sintetizadas em três temáticas básicas:

1. Paisagem Natural.
Serão englobados nesta temática aqueles trabalhos que enfoquem o estudo dos componentes da paisagem de forma individual ou integrada. A delimitação, classificação e a cartografia das paisagens. Os Sistemas de Informação Geográfica e a Teledetecção nos estudos da paisagem geográfica.

2. Paisagens Culturais.
Nesta temática serão incluídos aqueles trabalhos enfocados ao estudo da modificação antrópica sobre as paisagens, o uso das paisagens e a criação das paisagens culturais.

3. Paisagens Sociais.
Esta temática englobará aqueles trabalhos que enfocam a relação natureza-sociedade e os problemas da construção social da paisagem, nas regiões urbanas e rurais, a concepção da paisagem como patrimônio da sociedade e a relação da concepção geográfica da paisagem com outros saberes como: a arquitetura, as artes, a história etc.



ESTRUTURA
(Abertura, Conferências, Mesas, Palestras, Banners).
13 DE JUNHO DE 2016
19h30min – Abertura e Lançamento do site do GTA.
20h - CONFERENCIA DE ABERTURA: Prof. Dr. Douglas Santos “As leituras geográficas de paisagem”.

14 DE JUNHO DE 2016
14h - MESA DE DEBATE

Prof.ª Drª. Mara Aline Ribeiro (UFMS)
Cartografias das gentes do Pantanal.



Prof.ª Drª. Vera Lucia Freitas Marinho (UEMS)
Apropriação mercantil da natureza e a produção dos comitês de bacias hidrográficas: o exemplo da bacia do rio Miranda (MS).

Prof.ª Drª. Sonia Migliorine (Professora Visitante – PPGG/UFGD)
Gestão público/ privado em Unidades de Conservação: Atores, territorialidades e intencionalidades no Parque Nacional do Iguaçu.

Cecilia Aparecida Costa (Doutoranda PPGG/UFGD)
Geoparque Bodoquena-Pantanal e a produção de identidade

Lucas Atanasio Catsossa do (Mestrando PPGG/UFGD
Natureza apropriada, vidas cercadas: um olhar sobre o Corredor de Nacala em Moçambique

Exposição dos Banners: Das 14h às 22h.

19h30min- CONFERÊNCIA: Prof. Dr. Fabricio Vásquez (Paraguai) “Transformaciones territoriales en Paraguay: economía y sociedad en transición”.

15 DE JUNHO DE 2016
14h - MESA DE DEBATE

Prof. Dr Marcos Boin – (Prof. Visitante PPGG-UFGD)
Geoecologia da paisagem do Pontal do Paranapanema/SP

Rangel Lima Garcia (Doutorando UNICAMP)
Turismo e geografia do Brasil

Fabio Pozati (Doutorando UNICAMP)
Práticas turísticas no Brasil: um estudo aplicado no Parque Estadual de Campos do Jordão

Bruno Ferreira Campos (Doutorando PPGG/UFGD)
A natureza e o urbano na fronteira: alguns apontamentos sobre Dourados/MS

Adriana Queiroz (Doutoranda UFMT)
Os desafios sociais frente ao projeto de reestruturação urbana promovido pela copa do mundo em Cuiabá-MT

19h30min – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Prof. Dr. Eduardo Salinas (Cuba) “Los Estudios del Paisaje como fundamento de la Planificación Ambiental y Territorial”.

16 E 17 DE JUNHO
TRABALHO DE CAMPO NA SERRA DA BODOQUENA

Trabalho de campo com o objetivo de realizar estudos de campo em local de pesquisa do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente, contribuindo com as reflexões realizadas durante o evento. Estão previstas atividades na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS- Unidade de Jardim -MS; na Unidade de Conservação Gruta do Lago Azul em Bonito-MS e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.


Para mais informações, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário