terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ALUNOS DO PROESDE APRESENTAM PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Os Alunos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) – Turma 2015, defenderam publicamente no último sábado (12/12) no auditório do Bloco T da universidade, suas propostas de intervenção.

As propostas de intervenção foram desenvolvidas enquanto TCC final do curso e neste ano abordaram temas relacionados a economia solidária, cidadania, meio ambiente, educação e saúde. Buscaram problematizar o desenvolvimento regional a partir da agenda global (PNUD) dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que se concluem em 2015, em conexão com a nova agenda global, denominada Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que se inicia em 2016. Neste contexto, a formação dos agentes de desenvolvimento do PROESDE FURB desenvolve competências para ações locais com forte repercussão em termos de agenda global - Agir Localmente e Pensar Globalmente.

Os TCCs estruturaram propostas de intervenção locais, com aplicabilidade prática e, para isso, as equipes contaram com auxílio de um professor orientador durante todo o processo de elaboração e com apoio de Círculos Tutoriais de orientação, organizados durante a disciplina de Práticas Integradas em Desenvolvimento Regional. 

O PROESDE é um curso de extensão com carga horária de 200 horas, sendo 100 horas no primeiro módulo e 100 horas no segundo. A intenção do curso caracterizado pela SED (Secretaria de Estado da Educação) e por regulamento próprio, na FURB, em função da definição dos cursos de graduação contemplados, é de fomentar o desenvolvimento baseado em formações e profissões consideradas chave no processo de desenvolvimento das cidades pertencentes às regionais (Secretarias de Desenvolvimento Regional - SDR's) de Blumenau, Timbó, Brusque. O Programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, implementado em dinâmicas tutoriais, voltado à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento, em suas múltiplas dimensões, da região. Os participantes do curso terão gratuidade parcial para a graduação (70%) e gratuidade integral do curso de extensão com recursos oriundos do Governo do Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Educação - SED.

A edição de 2015 do Proesde formou 51 alunos oriundos de vários cursos de graduação como: Administração,  Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Naturais (bacharelado), Comunicação Social, Direito, Economia, Educação Física (bacharelado), Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Moda, Nutrição, Psicologia, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Marketing e  Turismo, o que fortaleceu o caráter inter disciplinar do curso e  a riqueza das discussões em sala de aula.


Além das disciplinas foram desenvolvidas um conjunto de atividades que proporcionaram aos alunos uma interconectividade importante entre teoria e prática, com destaque para duas saídas de campo: morro da Garuva no âmbito da disciplina de Cidadania e Políticas Públicas e região do Garcia na disciplina de Estratégia e Geração de Emprego e Renda. Também houve a realização de um conjunto de seminários regionais com destaque para três seminários: Mudanças Climáticas: desastres e crise hídrica; A produção da vulnerabilidade regional e desastres: o caso do Vale do Itajaí e o Trabalho Infantil na Região de Blumenau. 
Fonte: http://goo.gl/57env2







Nenhum comentário:

Postar um comentário