sexta-feira, 25 de setembro de 2015

101 anos de Resistência do Povo Laklãnõ Xokleng

O Núcleo de Estudos Indígenas – NEI da FURB traz a toda comunidade acadêmica e comunidade externa o convite para participar do Evento dos 101 anos de Resistência do Povo Laklãnõ-Xokleng.

Este evento é organizado pelo Povo Indígena da Aldeia Bugio e realizado na Escola Indígena de Educação Básica Vanhecú Patté, conforme descrito no convite feito pela própria escola:


"Temos o prazer de convidar, para juntos refletir o momento histórico do contato do Povo Laklãnõ/Xokleng com os não indígenas, o 22 de setembro de 1914. A comemoração acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2015 com a “Mostra Cultural” e contará com várias atrações: Inauguração da casa do artesanato, apresentações de peças teatrais, música e dança tradicional, visita a Trilha da Sapopema, desfile com trajes tradicionais masculino e feminino, bebida e culinária indígena, exposição de artesanato e outras atrações."


O Povo Laklãnõ-Xokleng constituía um dos três grandes grupos indígenas que compunham a formação étnica do Sul do Brasil antes da ocupação europeia. A estes se somam os Kaingang e os Guarani (SANTOS, 1973). Viviam de forma seminômade e percorriam toda a região, deslocando-se de acordo com as necessidades de sobrevivência. 

Em 1914, o SPI – Serviço de Proteção ao Índio promoveu a chamada pacificação do Povo Laklãnõ Xokleng Termo este contestado pelo Povo e por muitos pesquisadores que entendem que o objetivo foi o de sedentarizar, restringir sua circulação, evitando que entrassem nas terras que se tornaram propriedade privada. Darcy Ribeiro (1979, p. 187) afirmou que a dita pacificação não possuía em si o foco de defender ou preservar os indígenas, mas “[...] na verdade a obra de pacificação atende mais às necessidades de expansão da sociedade nacional que aos índios.” Este processo acabou com o modo de vida de uma cultura milenar, pautada na ideia em que o território é um elemento livre de vivência baseada na ausência da propriedade privada. Atualmente este Povo vive aldeado em local inóspito na região do Mesoregião do Vale do Itajaí na Terra Indígena Ibirama – La Klanô.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 

DIA 26/09 
13:00hs – Inicio da Solenidade 
13:45hs – Inauguração da Casa de Artesanatos
14:00hs – Exposição dos trabalhos dos alunos e visitação à Trilha da Sapopema (valor individual R$12,00)
17:00hs – Apresentações Culturais
- Dança tradicional Guarani – Jeroky
- Teatro e dança tradicional Laklãnõ/ Xokleng
- Casamento tradicional Laklãnõ/ Xokleng 
- Musica tradicional Laklãnõ/ Xokleng 
- Canto tradicional Guarani – Mborai Mbya
- Musicas traduzidas para a Língua Laklãnõ/ Xokleng

DIA 27/09
→ 9:00hs - Canto tradicional Guarani – Mborai Mbya  
→ Apresentações de teatrais:
- Geração do homem Laklãnõ/ Xokleng
- VANH KO MÃ – GLÉN – (luto) 
- Encontro das Familias
- GẼL TÕ GOJ KI TEL JÓ VÃ (o menino que morreu na água) 
- Dança tradicional Guarani – Jeroky
 (Durante essas apresentações os trilheiros estarão organizando grupos para visitar a Trilha da Sapopema).
12:00hs – Almoço
14:00hs – Desfile típico Laklãnõ/Xokleng e Guaraní Guarani (masculino e feminino)

Obs: No local haverá venda de artesanato Laklãnõ/Xokleng e Guarani. Também haverá venda de almoço típico Laklãnõ/Xokleng (Valor R$ 8,50)

Informações com o evento: Georgia Fontoura (gecfontoura@gmail.com)
Informações sobre o NEI: Profª Cintia Régia Rodrigues (regia_rs@hotmail.com


fonte texto: NEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário