terça-feira, 29 de abril de 2014

Equidade social e ética ambiental numa análise do desenvolvimento territorial: O caso da microrregião de Concórdia/SC como região de especismo intensivo (REI)

O projeto de pesquisa intitulado “Equidade social e ética ambiental numa análise do desenvolvimento territorial: O caso da microrregião de Concórdia/SC como região de especismo intensivo (REI)” foi aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013, de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Esse projeto visa analisar a dinâmica social de construção e reprodução do padrão de desenvolvimento que considera a agroindústria da carne como “vocação regional” no Oeste de Santa Catarina, tendo como estudo de caso a microrregião de Concórdia. 

Parte-se da constatação de que as questões relativas à consideração moral dos seres vivos não humanos levantadas pela ética ambiental, em particular, a questão dos interesses e/ou direitos dos animais, são habitualmente tratadas no plano filosófico e normativo sem se aprofundar sistematicamente na trama de relações sociais e políticas nas quais essas questões se inscrevem concretamente. Nesse sentido, o projeto tem o desafio de articular reflexões produzidas no campo da ética ambiental com a análise sociológica do desenvolvimento territorial, situando esse tipo de questão numa análise das relações sociais e políticas que dão sustentação, naturalizam e reproduzem as circunstâncias sobre as quais a ética ambiental formula objeções que são, reconhecidamente, desafiadoras para a sociedade contemporânea. Para tanto, o projeto utiliza a noção de Regiões de Especismo Intensivo (REI), e a partir da qual analisa a inter-relação de aspectos políticos, territoriais, simbólicos e do mercado de trabalho na microrregião.





A equipe é formada por: 
Luciano Félix Florit – Coordenador (Professor no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional pela – FURB, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Doutor em Sociologia pela UFRGS – 2003. E-mail: lucianoflorit@gmail.com). 

 - Cristiane Sbardelati (Mestranda em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional pela – FURB. E-mail: sb.cris@hotmail.com).

 - Diego da Silva Grava (Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ. E-mail: diego.grava@gmail.com). 

 - Júlio César Refosco (Professor no Programa de Pós graduação em Engenharia Florestal pela FURB. Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC – 2004. E-mail: julio.refosco@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário