sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sampaio é novo coordenador da Área de Ciências Ambientais

O Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB) foi nomeado Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ), órgão do Ministério da Educação que regula a pós-graduação brasileira.



Sampaio foi Adjunto por quatro anos da Área e adianta que trabalha “com a perspectiva de consolidá-la (esta Área tem atualmente 115 Programas de pós-graduação no Brasil), e torná-la uma referência quanto à importância dos Programas (Mestrado/Doutorado), trazerem estudos acadêmicos que sejam diagnósticos, teórico-analíticos e prospectivos na relação indissociável entre ambiente e sociedade”.

A Portaria da CAPES numero 67, de 17 de maio, foi publicado no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Carlos Afonse Nobre. Sampaio assume em substituição à professora Maria do Carmo Martins Sobral (UFPE).

No lugar de Sampaio foi nomeada Coordenadora-Adjunta a professora Jarcilene Silva de Almeida Cortez (UFPE), através da Portaria 68.

Currículo de Sampaio

Administrador, Mestre e Doutor nas temáticas planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais. É pesquisador de produtividade do CNPq, Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. É professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional/Universidade Regional de Blumenau, Gestão Ambiental/Universidade Positivo e Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. Colabora nos PPG em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. Pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA). Pesquisador visitante no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain/École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e do Centro Transdisciplinario de Estudios Ambientales y Desarrollo Humano Sostenible /Universidad Austral de Chile. Coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia/UFPR/UP/PUCPR e em parceria o Núcleo de Políticas Públicas/FURB. Consultor ad hoc do SINAES/MEC, membro do Comitê Assessor da Área de Planejamento Urbano e Regional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná (F. Araucária) e de Comitês Técnicos e Científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia das Organizações, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjo Socioprodutivo e Político de Base Comunitária e Turismo Comunitário, Solidário e Sustentável na Europa e nas Américas. Tem interesse na problemática que relaciona Educação e Desenvolvimento e Tomada de Decisão e Desenvolvimento. Publicou cerca de 91 artigos em periódicos e 156 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de 9 livros e 42 capítulos.

Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh | Foto(s): Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário