quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projeto de extensão: Vozes e Saberes Indígenas: promove encontro e planejamento com escolas da Rede Pública Municipal Indígena Vanhecú Patté


 No dia 30 de outubro foi realizado nas dependências da FURB um encontro de planejamento das ações do projeto de extensão Vozes e saberes indígenas: tempos, espaços e lugares interculturais na diversidade da Educação Básica. O encontro contou com a participação de professores e gestores de quatro escolas públicas de educação básica de Blumenau, do Cacique da Aldeia Bugio, de professores da escola indígena Vanhecú Patté localizada na Terra Indígena Ibirama, de José Boiteux, além da equipe do projeto de extensão da FURB.

O objetivo do projeto é promover encontros episte(me)todológicos de caráter intercultural entre as escolas envolvidas, respondendo aos reclames e ditames da Lei 11.645/08 que legisla sobre a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. No âmbito desse projeto, o foco está voltado especialmente ao Povo Indígena Laklãnõ Xokleng que habita a Terra Indígena Ibirama Lã Klanô de SC.

Entre as atividades do projeto “Vozes e Saberes Indígenas” estão o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que identifiquem e construam diferentes tempos, espaços e lugares curriculares, fomentando e encaminhando práticas didático-pedagógicas interculturais  envolvendo a comunidade escolar EIEF Vanhecú Patté da Terra Indígena Ibirama Lã Klanô e as quatro escolas de Blumenau. 
O encontro de planejamento proporcionou um momento singular de reflexões e diálogos acerca dos desafios e possibilidades da implementação da Lei nº11645/08, além de definir as próximas etapas do projeto, com a realização de diversas atividades a serem realizadas nas escolas de Blumenau, na FURB e na escola indígena.

O projeto é coordenado pelas Professoras Lilian Blanck de Oliveira e Simone Riske Koch, envolvendo doutorandas do PPGDR/FURB, bolsistas de extensão, professores e gestores da EIEF Vanhecú Patté, EIM Alves Ramos, EEB Christoph Augenstein, EBM Professora Hella Altenburg, EEB Victor Hering. Possui parceria com o Núcleo de Estudos Indígenas – NEI/FURB, Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade – NERI/FURB e COMIN/Leste Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário