quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Notícia do ANEXU sobre o Observatorio

Entre os projetos de Extensão da FURB, o Programa de Extensão Observatório do Desenvolvimento Regional destaca-se por estar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). O programa comporta três projetos: Diagnóstico de Blumenau (SIGAD) e Região, Projeto Integração ODM/ODS Brasil e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE).
O professor Nazareno Loffi Schmoeller é coordenador do projeto SIGAD que coleta dados nacionais em parceria com instituições que alimentam o Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio a Decisão que também leva o nome do SIGAD. As informações reunidas são de diversas áreas, passando por questões geográficas, econômicas e sociais. A estudante do curso de Ciências Econômicas, Mônica Flissak é bolsista do SIGAD. Entre suas atividades está a coleta, tabulação e análise de dados. A acadêmica analisa a importância da atividade para a economia da região: “quem vai abrir uma empresa manda e-mail pra gente, pra ver se na área dele tem muita concorrência”.
Já o Projeto Integração ODM/ODS Brasil, coordenado pelo professor Sidney Silva, faz a divulgação das atividades do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional através de peças publicitárias, publicações no blog e redes sociais.
O Projeto Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) é um curso de educação tutorial singular no Brasil. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina forma "agentes de desenvolvimento regional" qualificados, desde suas formações de origem (graduação) a partir de uma temática transversal de relevância global. Qual seja, a Agenda Global de Desenvolvimento pós 2015,  sob responsabilidade do PNUD intitulada Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente ODS. As aulas são ministradas por mestrandos e doutorandos e coordenadas por doutorandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB sob o acompanhamento dos professores líderes dos grupos de pesquisa do PPGDR e tutorial geral dos profs. Ivo Marcos Theis e Oklinger Mantovaneli Júnior..
fonte: https://www.facebook.com/anexufurb/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário